25/12/2018

Ansiedade "excesso de futuro"

Ana Carolina Carvalho

Uma vez li essa frase em algum lugar. Ela completa é assim:"Depressão: excesso de passado; Ansiedade: excesso de futuro."Os dois juntos?! Uma bomba relógio. Augusto Cury escreveu um livro intitulado "Ansiedade o mal do século" e é mesmo. Não li o livro dele, mas acredito que deva ter boas reflexões. Hoje raras são as pessoas que não sofrem de transtorno de ansiedade ou de quadros específicos dele. Tanto que o termo popularizou. Geralmente se sofre (sim!Se sente a dor, pois geralmente a visão de futuro não é a melhor) como se estivesse acontecendo no presente e, enquanto isso, o presente passa de forma vazia. A ansiedade desencadeia crises com palpitações, falta de ar, suor frio... E sempre tem aquele alguém que diz "ô frescura".Temos mania de julgar a dor do outro sem nem entender ou saber o que é o processo. Ansiedade não é frescura, bem como a depressão, bipolaridade ou qualquer emoção fora de controle.
.
.
Estar presente no presente é um esforço surreal para muita gente. A ansiedade atrapalha nos relacionamentos de todo tipo: profissional, amoroso, amizade. Muitas vezes é um ciclo vicioso onde a pessoa não encontra saída. Noutras não reconhece que precisa de ajuda. Em outras ainda acha que o tratamento (psiquiatra + psicólogo) é coisa de maluco.
.
Maluca está a sociedade que só aponta o dedo, mas não dá nenhuma solução. Que intensifica as críticas e pouco se preocupa com o impacto dela na vida alheia. Se colocar no lugar do outro ainda é a melhor maneira de por em prática o respeito. A ansiedade é a doença desenvolvida por uma sociedade hipercrítica de ideais inalcançáveis que nos foram passados por muitas gerações. Se você não é ansioso e consegue viver o presente ao máximo não julgue quem não o faz. Já tem gente demais para fazer com que a ansiedade seja somada a depressão em um estalar de dedos. Se no seu presente você escolher ter compaixão o mundo será melhor. Se você é ansioso, tenta respirar e seguir um dia de cada vez. Parece impossível por conta do turbilhão de pensamentos automáticos e involuntários, mas na vida grande parte das situações se resolve com hábitos e disciplina. Que tal tentar viver o hoje só hoje ?
.
Como vc lida com a sua ansiedade?

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário



© Podia ser cor de rosa • Ilustração por Juliana Rabelo Desenvolvimento com por