27/07/2016

Para bons relacionamentos, respeito ao espaço do outro

Ana Carolina Carvalho

Vim pra casa com pontos para refletir, principalmente depois do término do meu último relacionamento. Onde mais uma vez a decisão veio pelo outro e aí matei a charada. Não sozinha é claro. Tenho um cérebro auxiliar quando meu coração e minha criança interior tomam conta me fazendo perder a racionalidade.
Só se dá bem com outro quem sabe cuidar de si mesmo. Ninguém tem obrigação de ser seu salva vidas 24 horas por dia. Principalmente quando é imposição.
Descobri que meus relacionamentos, quando chegaram ao fim, se tornaram cansados e inúteis (sim porque não houve mais contato depois, houve fuga dos rapazes) porque eu não soube respeitar o direito do outro de ser quem se é.
Pessoas adultas não tratam as outras, espera-se, como bonecas de brincar. Até porque não são. Elas tem os desejos, necessidades e vida delas mesmo. Com problemas, alegrias, inquietações; e se elas quiserem viver isso sozinhas elas tem esse direito, porque são livres.
Quis encaixotar e ter pra mim; aprisionei, sufoquei, impus. Como a criança que empurra a comida na boca da boneca e diz " tá gostoso, né" mesmo contra a vontade dela, porque boneca não tem vontade, não é mesmo.
O negócio é cuidar de si porque esperar que o outro cuide é dar a ele poder demais e no final o melhor cuidado é de nós mesmos.

Acabamos por exigir, mesmo que, as vezes, involuntariamente, que façam as coisas do jeito que nós faríamos. Grande frustração!
Para amar alguém precisamos nos amar e aprender que a pessoa vem para somar e que não podemos, ou até podemos, mas não devemos, tomar posse de alguém. 
As pessoas foram feitas para ser livres e só estão conosco até quando quiserem ficar. 
Se estiver com alguém aproveite o momento cuidando de você, sabendo que tudo passa e que respeitar o espaço do outro é o segredo para que as coisas durem.

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Amei!!! Carol, como sempre maravilhosa com as palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Ale. Fico feliz que você tenha gostado ❤ Visite e comente sempre !!!

      Excluir



© Podia ser cor de rosa • Ilustração por Juliana Rabelo Desenvolvimento com por