11/01/2018

4 patas

Ana Carolina Carvalho

Já li em muitos lugares que os animais de estimação são anjos de 4 patas e concordo plenamente. Lembrei da Cindy,  a responsável pelos 14 anos mais intensos, barulhentos e cheios de amor lá de casa e também por fazer meu pai chorar na despedida tão sofrida. Aos 29 anos de vida essa foi a terceira vez que vi meu pai chorar.
Aprendemos com os bichos.
Pensamos que os ensinamos (damos palmadas educativas, banhamos, reclamamos do latido, ficamos enlouquecidos quando não fazem o xixi no tapete, fazem caca fora da caixinha de areia, ou vão atrás do lixo), mas na verdade eles que nos ensinam e a lição é sobre amor incondicional.
Um sexto sentido animal nos afaga. Pula na nossa cama nas noites de tristeza, se esfrega e pede carinho, quando na verdade está dando. Pede pra passear para distrair ou pega uma caixa qualquer para fazer barulho.
Nos dias de alegria sai correndo junto ou pula no sofá e fica ali banhando lentamente e olhando com aquela cara de "quê?".
Implicam com os paquerinhas e rola aquele ciumes básico, um latido para atrapalhar o beijo ou um arranhãozinho de leve. Depois de reconhecidos sossegam ou não. Depende muito se o candidato tem bom coração. E bicho sente. Ô se sente!
Não importa se cachorro, gato, cavalo, tartaruga.
Que tenham quatro, mais ou menos patas.
Os bichos tem uma forma própria de amar, de sentir, de se fazer presente e de se afastar quando a dor é latente.
Eles amam por amar e não exigem retorno. Não são egoístas, um pouco temperamentais talvez, mas na hora que o dono chama ( pausa para a verdade na qual eu acredito: o bicho escolhe seu dono) não tem para nada, ele está ali, de prontidão, com as asas que Deus deu para mostrar que o mundo pode ser cruel, mas em casa sempre haverá amor, lambidas, afagos, esfregões e escuta. Já que a linguagem do coração é sentida só com o olhar de: estou aqui e sim, eu me importo.

Comentários via Facebook

4 comentários:

  1. Lindo!!! O real significado de amor puro!!! Muito amor por esse texto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te dedico, afinal a sugestão foi sua. Lhe amo muito meu alma verde :)

      Excluir
  2. É verdade! Meu cachorro me ama até nos dias ruins, nos dias que as pessoas não me aturariam. Não existe exemplo de amor maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É surreal pensar como eles amam incondicionalmente mesmo, muitas vezes, recebendo pouco amor. Eles ensinam muito!

      Excluir



© Podia ser cor de rosa • Ilustração por Juliana Rabelo Desenvolvimento com por