08/08/2017

Não nos ensinam a perder

Ana Carolina Carvalho


O título pode parecer estranho, afinal quem quer aprender a perder? Somos ensinados para ganhar tudo e sempre. A conquistar amor, dinheiro, êxito em todos os sentidos. Não nos ensinam que vamos cair, que muitas coisas não vamos ter, não importa o quanto nos esforcemos e que sim, inevitavelmente vamos perder quem amamos.

Vamos perder de várias formas: por meio de uma mudança de estado, um sumiço, doenças como alzheimer, demência, e algum dia perder para a morte.

Irônico, mas o ditado popular diz que a única certeza da vida é a morte e no entanto não nos preparamos para ela. Não é viver em pânico sabendo que a qualquer hora vai morrer, mas sim viver valorizando cada minuto concedido. Amar a cada pessoa que faz parte da sua vida e não desperdiçar tempo com bobagens.

Não é ter medo de ousar e sair de casa, viajar e se tornar dono da própria vida. É se despedir com afeto, não dormir brigado e fazer o melhor que puder.

É lutar todos os dias para deixar um legado positivo para que quando o dia da despedida final chegar se tenha consciência de que foi feito um bom trabalho, não porque recebeu muitos elogios, mas porque dormiu tranquilo por ter escolhido a melhor parte.

Quem já perdeu alguém que ama depois de brava luta contra doenças graves sabe o quanto é ruim se despedir aos poucos, mas sabe também como é bom, mesmo querendo que a pessoa se recupere e crendo no milagre, poder dizer que ama e se despedir diariamente.

Às vezes a perda é um ganho, principalmente para a pessoa que está sofrendo, mas quem continua a caminhar, muitas vezes não entende. Não entende o motivo pelo qual a pessoa está sofrendo tanto.
Quer certezas; se a pessoa vai ficar boa ou não, se há esperança, se vai morrer e escuta que a medicina não é ciência exata e aí lembra de Deus e dos milagres e se apega a isso. Se esquecendo que para os cristãos a morte terrena é a certeza do céu e por isso não deve ser triste. Afinal, quem não quer contemplar a face de Cristo e abraçar Nossa Senhora?

É preciso aprender a perder, a lidar com as perdas. É preciso encarar a despedida com um até logo que será curto ou longo, mas que vai cessar.

É preciso aprender a lidar com a dor da saudade para depois ter a saudade amorosa do conforto.

É preciso ter fé e acreditar que Deus tudo sabe. Dessa forma é mais fácil continuar a caminhada perdendo, mas sempre ganhando.

 Não nos ensinam a perder, porque perder é também uma forma de ganhar.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário



© Podia ser cor de rosa • Ilustração por Juliana Rabelo Desenvolvimento com por